Papado renascentista

Papa Alexandre VI (1492-1503), o mais famoso papa do período renascentista, e um dos mais famosos da história do papado,[1] conhecido por sua corrupção.

O Papado do Renascimento foi um período da história papal entre o Grande Cisma do Ocidente e a Reforma Protestante. A partir da eleição do Papa Martinho V pelo Concílio de Constança em 1417 até a Reforma, o cristianismo ocidental esteve amplamente livre de cismas, bem como significativas disputas de reclamantes papais. Embora houvesse divisões importantes sobre o sentido da religião, estas foram resolvidas através de procedimentos então constantes do conclave papal.

Os papas deste período eram um reflexo do Colégio dos Cardeais, que os elegeram, muitos membros do Colégio eram cardeais-sobrinhos (parentes dos papas que os elevavam), cardeais da coroa (representantes das monarquias católicas da Europa), e membros de influentes famílias italianas. Houve dois papas da Casa dos Borgia, Casa dos della Rovere, e da Casa dos Médici durante este período. Os papas patrocinaram a Renascença Italiana, incentivando artistas e intelectuais, tornando-se importantes mecenas,[2] tais como Júlio II e Leão X, que contrataram artistas como Bramante, Bernini, Rafael e Michelangelo,[2] transformando a cidade de Roma num dos principais centros renascentistas, juntamente com Florença.[3]

Os Estados Pontifícios começaram a se assemelhar a um moderno Estado-nação durante este período, o papado teve um papel cada vez mais ativo nas guerras européias e na diplomacia, e muitas vezes os Papas foram chamados para arbitrar disputas entre potências coloniais que competiam. Na medida em que este período é relevante para o dogma católico moderno, é na área da supremacia papal. Nenhum desses papas foram canonizados como santo, ou mesmo considerados Beatos ou Veneráveis.

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Faus
  2. a b História Global Brasil e Geral. Pág.: 149, 151, 159. Volume único. Gilberto Cotrim. ISBN 978-85-02-05256-7
  3. «Rome, city, Italy». Columbia Encyclopedia 6th ed. 2009 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy